Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rio recebe oficina do observatório de clima e saúde


05/12/2011

Compartilhar:

Rio recebe oficina do observatório de clima e saúde

O Rio de Janeiro recebe, nos dias 8 e 9/12, a 4ª Oficina do Observatório Nacional de Clima e Saúde: Inventário de dados sobre eventos extremos. O objetivo do encontro, que acontece no Hotel Majestic Rio Palace, em Copacabana, é selecionar indicadores ambientais, climáticos, socioeconômicos e de saúde relativos a eventos extremos, que deverão ser disponibilizados na página do Observatório.

A oficina é organizada pelo Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz), pelo Programa Espaço e Sociedade, pela Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Coordenação Geral de Vigilância Ambiental/ SVS/Ministério da Saúde.

Além dos responsáveis pelo projeto, são convidados para participação na oficina os possíveis usuários do sistema, como representantes da Defesa Civil, da Organização Panamericana de Saúde, das secretarias estaduais e municipais de saúde, gestores dos setores de habitação e saneamento e pesquisadores da área de mudanças climáticas e saúde.

Observatório Nacional de Clima e Saúde

O projeto do observatório prevê a reunião de dados e sua disponibilização através de mediadores que fazem busca e recuperação de dados nos servidores das instituições produtoras desses dados.

Todas as instituições fornecedoras de dados, ou que se interessem por sua análise, participarão das decisões e gestão do observatório. Os dados oriundos de diferentes instituições são carregados automaticamente no sistema sob demanda do usuário final.

Saiba mais no site do Icict/Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar