Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Rio de Janeiro recebe o ‘GenomicDay’ (4/10)


26/09/2019

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, no dia 4 de outubro, mais uma edição do #GenomicDay. O evento acontece das 8h às 17h, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) – (Av. Maracanã, 229 – Maracanã, Rio de Janeiro). Promovida pelo Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a iniciativa tem como objetivo despertar o interesse pela ciência em alunos do ensino médio a partir da divulgação de conceitos como DNA, genes e genomas e suas mais variadas aplicações. De forma lúdica e interativa, serão abordados temas como os limites do sequenciamento de nova geração, vacinas de DNA, genômica do câncer, relógio biológico de insetos, vírus e genoma humano.

Alunos dos ensinos médio e superior que desenvolvem projetos nas áreas de genética, genômica e bioinformática poderão submeter resumos para apresentação de painéis pelo formulário disponível na internet, até o dia 29/09. Os resultados serão divulgados no dia 02/10.

Esta edição, organizada em parceria com o Cefet/RJ, contará com a participação de diferentes Instituições de Ensino Superior públicas, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), da Grande Dourados (UFGD), de Santa Catarina (USFC), além da Embrapa e do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Realizado pelo IOC pela primeira vez em 2016, o evento é inspirado na iniciativa Teaching the Genome Generation, desenvolvida pelo Jackson Laboratory, dos Estados Unidos.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar