Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rio + 20: Fundação pauta saúde nos debates


24/05/2012

Compartilhar:

A Fundação participa ativamente da atividades preparatórias para a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que ocorrerá de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Com a criação do Escritório Fiocruz Rio + 20, a instituição se organiza para o evento, promovendo seminários, documentos com pautas para discussão, além de publicações voltadas à importância de contemplar o tema saúde na pauta da conferência.

Site e documento

A partir da criação de um site, a Fundação abriu debate com os movimentos sociais, governos, academia e organizações, no sentido de apontar caminhos de consolidação da relação entre saúde e desenvolvimento sustentável.

Assim, o Grupo de Trabalho da Fiocruz para a Rio + 20 formulou o documento Saúde na Rio + 20: Desenvolvimento Sustentável, Ambiente e Saúde. Dividido em três eixos, relaciona saúde, sustentabilidade, economia verde, governança em saúde e meio ambiente para o desenvolvimento sustentável. Com isso, a Fundação busca preencher uma importante lacuna na agenda da Rio + 20, já que o chamado Esboço Zero, a primeira versão do documento oficial do evento O futuro que queremos, não faz menção à saúde.

Programação preparatória para Rio + 20

Como parte das comemorações do 112º aniversário da Fiocruz, o Museu da Vida realiza no dia 25, às 12h, a abertura da exposição Nós do mundo, que trata da relação entre os seres humanos e o planeta e integra as atividades promovidas pela Fundação durante a Rio + 20. Já o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) promove no dia 31 de maio, de 10h às 13h, o seminário Icict na Rio + 20: Acesso livre aos dados ambientais. O encontro tem entrada franca e é aberto aos interessados.

Voltar ao topoVoltar