Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Revista Trabalho, Educação e Saúde discute globalização e educação


21/09/2005

Compartilhar:

Revista Trabalho, Educação e Saúde discute globalização e educação

O impacto da globalização do capital na educação e na saúde nos últimos anos é o tema principal da mais nova edição da revista Trabalho, Educação e Saúde, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). A reflexão sobre as conseqüências do avanço da globalização econômica pode ser observada nos debates sobre a noção de “empregabilidade” e sua relação com a divisão do trabalho, o neoliberalismo e a educação profissional no Brasil e na Venezuela e a precarização "psicocorporal" do trabalhodor no toyotismo.

A revista também abre espaço para discussões sobre o decreto da educação profissional (nº 5.154/2004), a formação do enfermeiro e as estratégias de educação permanente no Programa de Saúde da Família, entre outros temas. O novo número traz ainda uma entrevista com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Emir Sader, que aponta o esgotamento teórico do neoliberalismo, destacando o papel dos movimentos populares na resistência a esse modelo.

Os resumos e textos completos da edição atual e dos números anteriores podem ser obtidos no sítio da revista Trabalho, Educação e Saúde.

Voltar ao topoVoltar