Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Revista Reciis lança edição com novas diretrizes para autores


14/10/2014

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

A nova edição da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), vol 8/n 3, traz sete artigos originais que apresentam discussões sobre temas diversos: nanotecnologia, comunicação em mídias digitais, participação do idoso na sociedade, visibilidade dos repositórios institucionais brasileiros, previsão do risco de Papilomavírus humano (HPV), e Programa Telessaúde.

Com um editorial que chama a atenção para a questão da autoria em artigos científicos, Rosany Bochner, editora científica, aborda um incômodo comum a pesquisadores do mundo inteiro: a atribuição de autoria nas publicações científicas. A partir desta edição, a Reciis passa a adotar em suas diretrizes para autores a necessidade de declaração da contribuição autoral, conforme os critérios do International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE) e preconizam que o autor deve, dentre outros pontos, ser capaz de identificar quais os coautores responsáveis por outras partes específicas da obra. O tema mostra a preocupação dos editores da Reciis em assegurar a qualidade do que é publicado, não só em respeito ao leitor, mas também a todos que buscam o veículo para publicar seus trabalhos.

A publicação traz também uma nota sobre o tratamento dado pela mídia à epidemia do vírus ebola. Seus autores identificam um impacto da doença que é apresentado pelos meios de comunicação como ameaça à humanidade, contribuindo para propagar na sociedade apreensão e medo. O artigo de revisão aborda o conceito de competência informacional nos estudos realizados na área da saúde.

A revista apresenta ainda dois ensaios inéditos. O primeiro com uma discussão sobre bioética, ao confrontar a Lei da Biossegurança com as novas tecnologias terapêuticas, e segundo apresentando o impacto das relações econômicas e políticas na acessibilidade à informação científica. Uma resenha do filme O veneno está na mesa II encerra a edição.

Voltar ao topoVoltar