Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Revista 'Cadernos' aborda as políticas e os sistemas de saúde na América Latina


17/08/2017

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Disponível online, a revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 suplemento 2) enfoca as políticas e os sistemas de saúde na América Latina. As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado e Luciana Dias de Lima assinam o editorial da publicação e ressaltam que as sociedades latino-americanas são marcadas por profundas desigualdades socioeconômicas, originadas no período colonial e reiteradas pelos processos de modernização capitalista do século 20. “As características histórico-estruturais dos países e de seus padrões de desenvolvimento influenciaram a trajetória e especificidades dos sistemas nacionais de proteção social. O Estado teve responsabilidades na reprodução de desigualdades, por meio de sistemas tributários regressivos e do caráter das políticas sociais”, analisam.
Capa da revista mostrando mulher na lavoura
A partir das décadas de 1980/1990, segundo o editorial, os Estados latino-americanos passaram por processos de liberalização econômica e de democratização de diferentes ritmos e intensidades, com implicações para as políticas sociais. Nos anos 2000, a eleição de governos de centro-esquerda em alguns países suscitou expectativas de transformações nos modelos de desenvolvimento havendo na região experiências positivas da redução das desigualdades, porém, em meados da década de 2010, evidencia-se uma nova inflexão em várias nações latino-americanas, cujo cenário passa a se caracterizar por instabilidade econômica e política, ascensão de governos de perfil neoliberal e neoconservador, ameaças à democracia e a direitos sociais.
 
A pesquisadora mexicana Asa Cristina Laurell assina a seção Perspectivas. Política social e política de saúde na América Latina: um campo de luta política aborda como os governos diretos ou neoliberais veem tais políticas, ou seja, uma área que não podem ignorar sem perder a legitimidade e como um terreno para o controle de população corporativa e patronal. O principal objetivo desses governos é tornar as políticas sociais e de saúde um outro campo para a comercialização e a geração de lucros para o capital. Para os governos esquerdistas e progressistas, a política social e a política de saúde como parte dela são instrumentos prioritários para gerar bem-estar social e uma vida decente para os cidadãos. No entanto, quando tais políticas são implementadas de forma insuficiente ou incorreta, elas não apenas deixam de servir a sua finalidade, mas podem se tornar uma importante fonte de deslegitimação e descontentamento popular. No entanto, não só os governos ou estados neoliberais, nem o mínimo nem o modernizado, mas também o bem-estar social, os governos esquerdistas ou progressistas experimentaram problemas na implementação de suas respectivas políticas de saúde que aparentemente corresponderiam à sua ideologia política. Os motivos são variados e complexos, de ordem econômica, política, institucional e ideológica.
 
A pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, Sonia Fleury, é autora do artigo O Estado de bem-estar na América Latina: reforma, inovação e fadiga, que analisa os desafios da construção do Estado de bem-estar em democracias tardias na América Latina. O artigo mostra como a literatura identificou diferentes padrões de proteção social na região e como os modelos de reforma recentes transformaram instituições, em um contexto socioeconômico desfavorável. Os resultados apontam para o surgimento de uma mistura de medidas de proteção social que aumentaram a cobertura e reduziram a pobreza, mas não conseguem garantir os direitos e a longevidade dos cidadãos universais.
 
Trajetória das relações público-privadas no sistema de saúde da Colômbia de 1991 a 2015 é o artigo dos pesquisadores da Ensp, William Iván López Cárdenas e Cristiani Vieira Machado; e Adelyne Maria Mendes Pereira, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que aponta que o sistema de saúde da Colômbia representa um caso ilustrativo das reformas neoliberais na América Latina, caracterizado pela ampla participação do setor privado na administração dos recursos e na prestação de serviços de saúde. O sistema compreende um regime de benefícios para as pessoas com capacidade de pagamento e um pacote de serviços básicos com financiamento estatal para as pessoas pobres. A pesquisa teve por objetivo analisar os arranjos público-privados no sistema de saúde da Colômbia entre 1991 e 2015, abarcando as dimensões de asseguramento e financiamento. Os resultados sugerem que a reforma de 1993 concebeu a saúde como um serviço público a ser provido pelos mercados. Houve mudanças no papel do Estado, que delegou funções da atenção à saúde ao setor privado mediante ações regulatórias e contratuais. A partir de 2000, reformas incrementais compreenderam mudanças instrumentais no sistema, e outras iniciativas buscaram expandir as responsabilidades do Estado na garantia do direito à saúde. Em termos de asseguramento, os principais avanços foram a expansão da cobertura do seguro e a igualação das cestas de benefícios entre regimes (ainda que tardios). Quanto ao financiamento, destacam-se as inequidades no gasto per capita entre regimes e a ineficiência da intermediação financeira. O caso colombiano evidencia limites na estruturação de sistemas de saúde com forte participação de mercados, contribuindo para a reflexão sobre os desafios da proteção social em saúde nos países da América Latina.
 
Confira todos os artigos do volume 33, suplemento 2, da revista Cadernos de Saúde Pública.
 

Voltar ao topoVoltar