05/08/2022
Cristina Azevedo (CCS)
A Fiocruz recebeu no dia 8 de julho a visita de uma delegação da Universidade de Lille (França) com o objetivo de reforçar a cooperação entre as duas instituições. O professor embaixador da universidade e assessor da presidência, Didier Gosset; e o diretor de Desenvolvimento Internacional, Joseph Armando Soba, foram recebidos por integrantes da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris).
A visita foi agendada a pedido dos representantes da universidade, que vieram ao Brasil para mapear possíveis colaborações. O ex-reitor da Faculdade de Medicina, Didier Gosset, apresentou mais detalhes sobre a instituição. Criada no século 16, a Universidade de Lille tem quase 80 mil estudantes, dos quais cerca de 10 mil são estrangeiros, e mantém forte colaboração com o Instituto Pasteur.
Para o coordenador Adjunto de Educação Internacional da VPEIC, Vinicius Cotta, as possíveis áreas de colaboração seriam medicina de precisão em diabetes, causas da inequidade na saúde, proteômica e genômica, entre outras. Cotta levantou ainda a possibilidade de cursos conjuntos.
Participaram também da reunião a pró-reitora de Educação da VPEIC, Cristina Guilam; a assessora para Educação Internacional da VPEIC, Analice Braga; e as pesquisadoras do Cris Ana Helena Freire e Flora Souza e Ilka Vilardo.
*Foto: Pedro Linger/Cris