Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Representantes da Fiocruz visitam Reino Unido para fortalecer a cooperação em educação, pesquisa e ciência de dados

Grupo de pessoas brancas posa para foto em frente à porta da The London School of Hygiene & Tropical Medicine. Da esquerda p/ a direita: mulher de cabelos escuros longos, camisa preta e saia verde, mulher, grávida, de cabelos escuros e longos e vestido azul curto, homem de cabelos curtos grisalhos e camisa vermelha e calça bege, mulher, de cabelos médios escuros e vestido florido, mulher de cabelos médios escuros de camisa branca e calça cinza e mulher de blusa rosa e bermuda jeans.

15/08/2022

Luisa Picanço (Cinco/VPEIC)

Compartilhar:

Entre os dias 15 e 20 de julho a Fiocruz foi representada em missão institucional ao Reino Unido por Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), e Vanessa Jorge, Coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC. A viagem envolveu agendas institucionais junto a duas parceiras estratégicas. A primeira foi a visita para consolidar a parceria entre a Fiocruz e a The London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) nos campos da educação e pesquisa. 

A segunda foi a participação em reuniões e oficinas de trabalho no âmbito da cooperação com a Universidade de Oxford, junto ao grupo coordenador do The Global Health Network (TGHN), uma rede colaborativa voltada ao fortalecimento de capacidades em pesquisa e em ciência de dados, da qual a Fiocruz participa desde 2019.   

The London School of Hygiene & Tropical Medicine

Durante a visita à LSHTM, foram realizadas reuniões com o diretor Liam Smeeth e com outros pesquisadores em funções de coordenação de sua equipe. Para atividades de curto prazo foram priorizadas a elaboração de um Plano de Trabalho conjunto com explicitação das linhas e iniciativas de cooperação em educação e pesquisa. Além disso, discutiu-se a vinda à Fiocruz de Kara Hanson, reitora da faculdade de Saúde Pública e Políticas, no próximo dia 26 de agosto, quando proferirá palestra sobre o financiamento da atenção primária nos sistemas de saúde e realizará conversas com vistas ao fortalecimento de parcerias interinstitucionais.

Universidade de Oxford  

Entre os dias 18 e 20 de julho, Cristiani e Vanessa participaram das discussões de um projeto de cinco anos financiado pela Fundação Bill e Mellinda Gates chamado “A New Ecosystem for Health Research and Data Science” (um novo ecossistema para pesquisa em saúde e ciência de dados) elaborado em conjunto com a The Global Health Network (TGHN) e outros parceiros internacionais. Realizaram-se ainda reuniões com a Fundação Wellcome Trust para prospecção de projetos colaborativos entre instituições da América Latina. Os projetos dialogam com a implementação da política de gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa da Fiocruz.

O encontro organizado pela TGHN contou com a participação do Health Data Research UK (HDR UK), Africa Centres for Disease Control and Prevention (CDC), International Centre for Diarrhoeal Disease Research, Bangladesh (icddr,b) e Fiocruz. Nas reuniões os grupos compartilharam suas experiências e planejaram ações para execução do plano de trabalho do projeto, com foco em capacitação, ferramentas e apoio à gestão de dados no âmbito de projetos-piloto nas áreas de doenças infecciosas e saúde materno-infantil. 
 

Voltar ao topoVoltar