Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Representantes da Fiocruz apoiam a comunidade de Manguinhos após morte de morador


18/10/2013

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

No fim da tarde de quinta-feira (17/10), representantes da Fiocruz foram até a comunidade de Manguinhos prestar solidariedade aos moradores. A comunidade vive clima de tensão desde a madrugada de hoje, quando o morador Paulo Roberto Pinho de Menezes, de 18 anos, foi morto num beco de Manguinhos. Parentes acusam policiais militares da UPP de terem levado o rapaz para o local e o espancado.

Estiveram na comunidade o presidente Paulo Gadelha; o diretor da Ensp, Hermano Castro; a vice-presidente da Asfoc, Justa Helena, e o suplente Alexandre Pessoa; o vice-presidente Valcler Rangel; o pesquisador Pedro Teixeira e a professora Carla Moura, da Ensp; e uma representante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Marielle Franco.

Os integrantes foram até a casa da família da vítima e conversaram com parentes, vizinhos e representantes da associação de moradores local. Em seguida, o grupo buscou promover uma interlocução entre os representantes dos moradores e policiais que trabalham na comunidade. O comandante da UPP de Manguinhos, capitão Gabriel Toledo, conversou com a comissão.

Antes da ida até a comunidade, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, conversou por telefone com o governador Sergio Cabral, e com o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. As conversas tiveram como objetivo contribuir para abrir um canal de diálogo entre moradores e as autoridades do Estado do Rio.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar