Início do conteúdo

RENASF inicia processo de formação permanente de docentes da Rede


15/08/2020

Compartilhar:

O Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PGSF) da RENASF, Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, entidade capitaneada pela Fiocruz Ceará, iniciou nesta sexta-feira (14/08), o processo de formação permanente dos docentes do Programa. 112 profissionais das 9 nucleadoras do Programa participam da Formação. O encontro desta sexta-feira, foi o primeiro de uma série de três momentos que acontecem no mês de agosto. Outro encontro geral da formação, que tem duração de 18 meses, acontece em 2021.

Além da reunião geral, a formação inclui atividades nas nucleadoras, voltadas para a questão pedagógica e uma terceira vertente do Programa constrói o conteúdo pedagógico dos módulos e das competências que serão desenvolvidos no PPGSF da RENASF. Vale ressaltar que o programa tem como pilar a andragogia, a aprendizagem significativa, a formação por competência e a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

A quarta turma de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF-RENASF) começa em outubro. O curso tem como proposta qualificar a Rede de Atenção Primária à Saúde por meio da formação dos profissionais que estejam vinculados à Estratégia Saúde da Família desenvolvendo ações de Atenção, Gestão e Ensino A rede já formou 390 mestres no nordeste brasileiro.  Já o edital para a primeira turma de doutorado deverá ser lançado ainda no segundo semestre deste ano.

São entidades nucleadoras do PPGSF da RENASF, a Universidade Federal do Ceará (UFC); Fundação Oswaldo Cruz Ceará (Fiocruz CE); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ; Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral; Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Estadual do Ceará (UECE); e Universidade Regional do Cariri (URCA).

Voltar ao topoVoltar