20/07/2012
A relação entre saúde e ambiente é destaque no volume 17, número 6, da revista Ciência & Saúde Coletiva, disponível on-line.
A publicação, editada pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), com apoio da Fiocruz, traz para debate temas que mobilizam representantes da saúde pública e coletiva. Em seu editorial Rio+20: (In)sustentabilidade e saúde coletiva, há uma abordagem sobre economia verde e a possível construção de uma sociedade baseada na economia solidária e na agroecologia.
O artigo Análise dos impactos sociais e à saúde de grandes empreendimentos hidrelétricos: lições para uma gestão energética sustentável avalia os impactos sociais e para a saúde resultantes da construção dos complexos de usinas.
Além disso, Saúde ambiental e desigualdades: construindo indicadores para o desenvolvimento sustentável é o título do artigo que mostra o alto índice de desiguldade no Brasil; e Gestão ambiental e democracia: análise crítica, cenários e desafios discute os limites, as alternativas e os desafios da gestão ambiental nas sociedades contemporâneas.
Leia mais no Informe Ensp.