Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Registro e informação em saúde: colocando os papéis em ordem


30/09/2005

Compartilhar:

Registro e informação em saúde: colocando os papéis em ordem

Todos os dias, cerca de 745 pessoas são atendidas no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro. Cada um desses novos pacientes recebe um prontuário, que reúne as informações e resultados de exames. Acumulados descuidadamente, esses documentos correm o risco de se transformar em um labirinto de papéis, impedindo a recuperação de dados sobre o doente e dificultando o trabalho dos médicos. Organizar, sistematizar e administrar esses dados são tarefas do técnico de registro e informação.

O curso técnico de registro e informação em saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) forma profissionais especializados na área, capazes de desenvolver sistemas para arquivamento e controle de fluxo de informações médicas.

“Grande parte dos hospitais, postos e centros de saúde ainda têm grande deficiência nessa área. Seus arquivos muitas vezes são mal sistematizados, causando a perda de informações importantes. Nossos alunos são capazes de dar o suporte necessário a essas organizações”, afirma Claudete Vilche Fonseca, coordenadora do curso.

Durante as aulas, além de aprender a teoria sobre gerenciamento e controle da informação médica, os estudantes visitam unidades de saúde e conhecem um pouco do dia a dia da profissão. De olho no futuro, o curso também abre espaço para a informática, que vem se inserindo cada vez mais na área, embora o prontuário eletrônico não seja uma realidade na maior parte dos hospitais do país.

No último ano, os alunos têm a oportunidade de estagiar nos setores de arquivo de hospitais como o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Hospital Gafreé Guinle, da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio) e o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec).

Técnico de registro e informação em saúde
Mercado de trabalho
: unidades públicas e privadas de saúde.
Conteúdo do curso: além de disciplinas gerais sobre a área de saúde, como  ética, biossegurança e saneamento, o aluno cursa módulos sobre terminologia médica, arquivamento, estatística e informática. O curso é concluído após o estágio obrigatório na área e elaboração de uma monografia.

Voltar ao topoVoltar