Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede PMA promove reuniões para a integração e fortalecimento de suas pesquisas aplicadas ao SUS


06/08/2021

Por Emerson Rocha | VPPCB

Compartilhar:

O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), está com propostas para integração entre participantes da Rede PMA de Pesquisas Aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção Primária à Saúde (APS). Neste ano, duas reuniões gerais foram realizadas de forma online com a condução e coordenação da equipe de gestão do Programa, mobilizando cerca de 80 integrantes por evento.  

No encontro do dia 17 de junho, foram compartilhadas as realizações neste primeiro ano de atividades da Rede, discutidas ideias de integração entre as pesquisas e equipes e apresentado o processo de elaboração das fichas de pesquisa para composição do portfólio da Rede PMA-APS, primeira peça de disseminação científica das pesquisas. 

O evento contou com a participação do Vice-presidente da VPPCB, Rodrigo Corrêa, que parabenizou a realização da reunião em contexto da Covid-19, se somando aos esforços de toda a Fiocruz no enfrentamento da pandemia. Ele também reforçou a importância do PMA/VPPCB na continuidade de suas ações e fortalecimento da Rede, enfatizando a necessária colaboração de todas e todos. 

Junto às importantes falas das coordenadoras da Rede PMA, Isabela Santos e Roberta Goldstein, as colocações de algumas coordenações de pesquisas apontaram interessantes estratégias de integração e fortalecimento, como o compartilhamento do Portfólio em suas redes como meio de dar visibilidade ao que está sendo pesquisado, a criação de um espaço de construção colaborativa e compartilhamento apelidado de “canteiro do PMA”, entre outras.  

Diferentes encaminhamentos foram extraídos deste encontro para as próximas reuniões, como apresentações de dois a três projetos de pesquisa, acompanhadas por um convidado(a) com contribuições teóricas para a construção do trabalho; formação de um grupo operativo para concretizar  a agenda da Rede; manutenção de reuniões periódicas com toda a Rede PMA e com os pontos focais da disseminação, independente da formação de subgrupos de trabalho e um responsável pelo olhar da acessibilidade nas fichas de pesquisa. 

No dia 7 de julho, seguindo um dos encaminhamentos do encontro anterior, houve nova reunião com proposta de compartilhamento das experiências de pesquisa de Marly Cruz (ENSP) e Islândia Sousa (IAM) que gerou um produtivo debate com trocas e alinhavos para a integração entre algumas pesquisas da Rede PMA APS.   

Um tema abordado no encontro foi a ideia do SuperSUS ser um espaço de disseminação para diversos conteúdos e resultados das pesquisas que já estão sendo realizados na Rede. Esse projeto será importante desde a divulgação de vacinas até as formas de cuidar de crianças na pandemia, perpassando pela atenção à população em situação de rua, temas dessa Rede. As equipes de pesquisas vão se articular para formulação de suas agendas de integração. 

A apresentação da experiência de Marly Cruz em pesquisas avaliativas e participativas também gerou estímulos à integração entre as equipes, mobilizando-as para encontros futuros, especialmente sobre as estratégias de manter firme a articulação da pesquisa com seus interlocutores por meio da criação de espaços que fortaleçam os encontros sociais, como os Comitês Intergestores. 

As expectativas já estão grandes para a próxima Reunião Geral da Rede PMA APS, programada para ocorrer ainda no segundo semestre de 2021. 

Voltar ao topoVoltar