Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede Fio-Mucosa realiza evento internacional pelo Youtube da Fiocruz


22/04/2021

Por Emerson Rocha | VPPCB

Compartilhar:

Em continuidade ao trabalho desenvolvido pela Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz, por meio do Programa de Pesquisa Translacional (PPT), a Rede Fio-Mucosa promoveu mais uma apresentação, no último dia 24 de fevereiro.

A palestra virtual, transmitida ao público pelo canal oficial da Fiocruz, no YouTube, foi ministrada pelo Pesquisador Fernando Chirdo, do Instituto de Estudios Inmunólogicos y Fisiopatólogicos (UNLP-CONICET), com o título de "Inflammation and cell death in the small intestine".

A mesa de abertura do evento contou com a participação do Vice-presidente da VPPCB, Rodrigo Correa, e do pesquisador emérito Akira Homma. Os mediadores foram a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Cláudia Brodskyn, e um dos coordenadores da Fio-Mucosa, Herbert Guedes. Após as boas-vindas iniciais, Rodrigo Correa agradeceu a presença de todos e exaltou a importância de eventos como esse para as pesquisas com mucosas.

"É uma área imensa para vários assuntos que a gente tem feito, pra vacinas, nem se fala. O trabalho de comunicação está sendo muito completo e de mobilização dos pesquisadores da Fiocruz para integração desse tema de mucosa altamente relevante. A presença do Dr. Fernando Chirdo abrilhanta ainda mais esse trabalho e as portas estão abertas para quando ele quiser atuar junto conosco."

A palestra foi toda ela apresentada em inglês, pelo Dr. Fernando Chirdo, por aproximadamente uma hora de muitas informações e novidades sobre mucosa e inflamação celular no intestino delgado. O público pode fazer perguntas pelo chat ao vivo, que foi repassada ao palestrante.

Esse foi o terceiro encontro da rede Fio-Mucosa e o primeiro de 2021. O objetivo da Rede é associar todos os diferentes grupos de mucosa da Fiocruz, envolvidos em doenças crônicas, infecciosas, imunologia, fisiologia e vacinas. É uma iniciativa inovadora da VPPCB, que vai permitir colaborações de pesquisadores da Fiocruz e até de fora da instituição.

Voltar ao topoVoltar