Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede Fio-Câncer realiza simpósio virtual com palestras internacionais


22/10/2020

Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

Depois de ser adaptado para o formato virtual, o V Simpósio Fio-Câncer, iniciativa do Programa de Pesquisa Translacional (PPT), vinculado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB), reuniu nos dias 2 e 9 de outubro pesquisadores que integram a rede de pesquisa em câncer de diversas unidades, além de trazer palestras internacionais com transmissão pelo canal oficial da Fiocruz no Youtube. 

O primeiro dia de evento foi marcado pela mesa de abertura com a participação do Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, o coordenador do PPT, Wim Degrave e os coordenadores do Fio-Câncer Martín Bonamino e Adriana Bonomo, além das palestras de  Luiz Santini, do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), Roger Chammas da USP e Eduardo Franco da McGill University, no Canadá.

A integração do programa e o progresso na estruturação da Rede Fio-Câncer é fundamental para acompanhar o momento que vivemos, inclusive com a pandemia do novo coronavírus como destaca o vice-presidente Rodrigo Correa. “O Fio-Câncer mantém uma atividade extremamente positiva que fortalece a integração como estamos presenciando esse ano o sucesso do grupo, inclusive com projetos que estão nos editais Inova Covid-19, atendendo as demandas que surgem. A realização de projetos em câncer mostra respostas e fazemos a relação inclusive com pacientes acometidos pela Covid no meio do tratamento de câncer que é uma preocupação discutir esse impacto num futuro próximo”.

A possibilidade da reunião on-line ampliou as discussões da rede, como ressalta Wim Degrave. “Nos readaptamos ao meio virtual. É uma oportunidade de fazermos contato com pessoas distantes e isso é inspirador para todos nós e assim jovens pesquisadores participam de toda a rede também.” 

O segundo dia de encontro contou com palestras de Eliane Piaggio, do Instituto Curie, na França e Sylvie Mader, da Universidade de Montreal, no Canadá. A transmissão pelo YouTube também possibilitou perguntas aos palestrantes, disponibilizando a discussão não apenas para integrantes da rede Fio-Câncer, mas para todo o público.
.
A coordenação da rede destaca que essa iniciativa deve continuar a ser explorada para os próximos encontros, pois o alcance pode ser cada vez maior. “Apesar das dificuldades da pandemia, esse momento trouxe a exploração de um novo formato e torna possível uma visão de trazer  palestras e pesquisadores de diferentes centros no Brasil e no exterior”. Pela natureza descentralizada do Programa Fio-Câncer, com pesquisadores em diferentes unidades da Fiocruz, o formato virtual nos permitiu reunir os diferentes grupos em um único evento.

Além das palestras transmitidas ao vivo, o simpósio reuniu apresentações de painéis com pesquisas em andamento na rede com resultados que puderam ser discutidos na forma de pôster e apresentações. “Este é nosso momento anual de troca de experiências, de encontrar convergências e possibilitar as interações entre os grupos”, explicou a coordenação.

O grupo reunido no evento também propôs para 2021 que o encontro possa ser mantido virtualmente, além de propostas de encontros temáticos durante o próximo ano. O calendário, ainda a ser confirmado, prevê reuniões temáticas nos dias 14/04, 11/05 e 07/07, além do VI simpósio anual nos dias 15 e 16/09.
 

Voltar ao topoVoltar