Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede Fio-Câncer realiza palestra sobre Covid-19 em pacientes com câncer


10/05/2021

Por Emerson Rocha | VPPCB

Compartilhar:

A equipe do Programa de Pesquisa Translacional (PPT), iniciativa vinculada à Vice-presidência de Pesquisas e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz organizou o evento virtual "Encontro Temático da Rede Fio-Câncer: Projetos Inova Fiocruz". A reunião aconteceu no último dia 16 de abril e reuniu projetos participantes dos editais Inova com pesquisas em câncer.  A conferência contou com as participações do Vice-presidente de Pesquisas e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, do Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, e de uma das Coordenadoras do Inova, Claude Pirmez. 

O grande destaque foi a palestra com o título "Prognóstico de Covid-19 em pacientes com câncer diagnosticados em ambulatório", que teve a apresentação dos pesquisadores Rodrigo Dienstmann e Matheus Costa e Silva do Oncoclinicas Precision Medicine. Os dois não são ligados à Fiocruz, o que reforça as iniciativas de estabelecimento de parcerias com outras instituições. Os palestrantes mostraram um algoritmo que usa apenas dados clínicos para avaliação de risco, possibilitando o acesso à ferramenta em localidades menos privilegiadas

O Vice-presidente de Pesquisas e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, destacou o trabalho feito em conjunto por áreas diferentes da Fundação.

"Essa reunião busca integrações que permite que cresçamos mais ainda. Essa segunda etapa com o financiamento dos projetos com o Inova, nos permite atuar de forma propositiva. A integração entre as vice-presidências é uma harmonia que permite a realização de um trabalho amplo", disse.

Já o Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, parabenizou a iniciativa do encontro e revelou que a ideia é melhorar, mesmo com as dificuldades. 

"Nós estamos muito satisfeitos com o número de projetos e esse campo que não é tão tradicional na Fiocruz, essa iniciativa faz um trabalho consistente e a Rede Fio-Câncer é um exemplo de como fortalecer integração. Estamos passando por vários cenários de financiamento de pesquisa e integrados vamos tentar reverter esse cenário que é desafiador", afirmou.

Logo depois, a Coordenadora do Inova, Claude Pirmez, fez questão de falar sobre a importância da pesquisa e de novos projetos para enfrentar as consequências do câncer.

"É uma felicidade ver esse programa caminhando. Vemos as submissões das doenças crônico degenerativas, ligadas ao câncer e todo campo novo é difícil de se estabelecer, mas o andamento traz força. Estamos aqui e a evolução é significativa na pesquisa em câncer na Fiocruz", finalizou.

Antes da palestra, Rodrigo Correa fez uma homenagem a colaboradora Aline Machado, vítima da Covid em março e que foi uma pessoa dedicada ao Inova.

Os Coordenadores do Fio-Câncer, Martín Bonamino e Adriana Bonomo, destacaram que uma das demandas da Rede Fio-Câncer é realizar a integração nos encontros, que contou com a audiência de muitos pesquisadores do Edital Novos Talentos que também participam da  Rede. Ao longo de 2021 ainda irão ocorrer mais três eventos da rede. O próximo está marcado para o dia 11 de maio e outros dois serão no segundo semestre deste ano.

Voltar ao topoVoltar