Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Reciis recebe artigos para número temático até 31 de janeiro de 2013


19/12/2012

Compartilhar:

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), do Instituto de Comunicação e Informação e Comunicação em Ciência e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz), está recebendo, até 31 de janeiro de 2013, artigos para o número temático "As tecnologias de informação e comunicação no setor de saúde: potencialidades e desafios para a gestão do SUS".

A publicação é o desdobramento do seminário realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV em julho de 2011, sob a coordenação de profissionais da EPSJV/Fiocruz, do Icict/Fiocruz, e do Datasus/Ministério da Saúde e o objetivo da edição é incentivar e ampliar a produção técnico-científica sobre a temática ao discutir os dilemas e as perspectivas relativas à informação e à informática em Saúde, contribuindo para o seu desenvolvimento como um dos campos da Saúde Coletiva. Outro foco é debater os desafios da formação de trabalhadores para a área de informações em Saúde no SUS, incluindo o uso de novas tecnologias de informação e comunicação.

Os editores convidados, responsáveis pela organização do número temático são:

  • Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes, pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), mestre e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.
  • Elenice Machado da Cunha, pesquisadora do Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESJV/FIocruz), mestre e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.
  • José Muniz da Costa Vargens, analista de Sistemas do Departamento de Informática do SUS/MS, mestre em Engenharia Elétrica de Sistemas pela PUC do Rio de Janeiro, doutorando em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz.

Os itens a serem cobertos pelo número temático são:

  • Aspectos teórico-conceituais da Informação e Informática em Saúde
  • Experiências de disseminação da Informação para a gestão do SUS
  • Uso do software público na gestão do SUS
  • Formação profissional na área de Informação e Informática em saúde para o SUS
  • Registros Eletrônicos em Saúde
  • Informação em Saúde para o Controle Social

Todos os artigos deverão ser submetidos por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer) e, no corpo do texto, deve conter a frase "Número temático" logo abaixo do título principal.

Para mais instruções para colaboradores, acesse.

Voltar ao topoVoltar