Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Reciis celebra 15 anos com rodas de conversa (29/11)


28/11/2022

Roberto Abib (Reciis/Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis) celebra seus 15 anos de existência em um encontro no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, nesta terça-feira (29/11), às 9h. Editoras e editores atuais e anteriores, autoras e autores conversarão sobre suas vivências na revista ao longo do tempo, abordando transformações e desafios para os periódicos científicos e a atuação da Reciis no cenário da comunicação científica na interface entre Comunicação, Informação e Saúde.   

A Reciis é editada desde 2007 pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A revista é um periódico interdisciplinar trimestral, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde, em português, inglês ou espanhol.  

Valores e princípios  

Ao longo dos seus 15 anos de existência, a Reciis se pauta pelos valores defendidos pelo Icicit/Fiocruz: a defesa do acesso aberto ao conhecimento científico, a ética na pesquisa e na publicação científica, a pluralidade e a diversidade de ideias no debate acadêmico. A Reciis dedica-se à compreensão da dinâmica entre as interfaces da informação e comunicação em saúde na sociedade contemporânea e suas relações com inovação e políticas públicas.  

O periódico é guiado pelos princípios de uma política de popularização da ciência, tais como: acesso aberto, com a livre disponibilidade de conteúdo digital sem restrição de acesso e de modo gratuito; acessibilidade comunicacional, potencializando a sua mediação com a sociedade a fim de garantir o direito ao acesso à comunicação e informação a qualquer pessoa em diferentes meios; e ações voltadas à divulgação científica, com o objetivo de tornar o conhecimento científico, produzido por meio da revista, mais acessível para o público com o uso de plataformas, formatos e mídias diversas. Nesse sentido, a Reciis tem como compromisso o fortalecimento da mediação entre a ciência e a sociedade e do engajamento público no debate político das questões científicas. 

No ano em que completa 15 anos, a Reciis alcança relevantes indicadores e avaliações relacionadas à qualidade de publicação de periódicos científicos. Tais conquistas se devem aos esforços, dedicação e confiança de nossos editores e editoras, autoras e autores, pareceristas e diversos profissionais envolvidos na publicação da revista. Nessa celebração de 15 anos, há o reforço do agradecimento a essa rede de cientistas e demais profissionais que possibilitam a existência e a continuidade da Reciis

Confira a programação completa do evento:

 

Voltar ao topoVoltar