Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Radis destaca avanços para remédios produzidos no Brasil


02/02/2009

Compartilhar:

Radis destaca avanços para remédios produzidos no Brasil

A revista Radis de fevereiro já está disponível na web. A edição deste mês esclarece detalhes da produção de vacinas, kits e antirretrovirais genuinamente nacionais e que já reduzem a dependência do mercado externo. Farmanguinhos, unidade da Fiocruz,  já deu início à fabricação do genérico brasileiro Efavirenz e em breve produzirá outro antirretroviral, só que para crianças soropositivas. Será o primeiro comprimido no mundo para esta faixa de idade.

A matéria aponta ainda que, em Bio-Manguinhos, outra unidade da Fiocruz, o processo de nacionalização da produção de testes rápidos de HIV já está concluído e o mesmo deve acontecer com a leishmaniose e a leptospirose. Também está previsto a produção de biofármacos para tratamento de câncer sistêmico, leucemia, hepatite C, que consomem enormes recursos do país.

O psiquiatra, doutor em saúde pública, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Paulo Amarante, assina artigo onde lembra os 30 anos da reforma psiquiátrica no Brasil.

Leia a Radis na íntegra.

Voltar ao topoVoltar