Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Qualidade da água será tema de palestra na Fiocruz Mata Atlântica


17/09/2019

Por Emerson Rocha

Compartilhar:

Já está programada mais uma edição do projeto Seminários Fiocruz Mata Atlântica para o dia 24 de setembro. Nessa ocasião, a Mestre em Engenharia Agrícola e Ambiental, Leila Cristina da Costa Bastos Martins, irá apresentar a palestra "Avaliação da aplicabilidade da tecnologia Sodis para controle da qualidade microbiológica da água consumida por moradores da Colônia Juliano Moreira/RJ".

O evento está marcado para às 14h e é aberto ao público em geral. Não é preciso se inscrever antecipadamente. Basta comparecer a Ala de Cursos do Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA), que fica na Avenida Sampaio Corrêa, s/n, na Colônia Juliano Moreira, Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.

A palestra abordará o projeto Sodis (solar water disinfection). De acordo com os especialistas, a elevada incidência de doenças de veiculação hídrica nas áreas rurais brasileiras é atribuída a inadequação dos sistemas de abastecimento e distribuição de água potável e de esgotamento sanitário. Frente ao desafio de prover água de melhor qualidade para o uso humano a um custo acessível e de simples execução, muitos métodos têm sido desenvolvidos e estudados. 

O consumo de água contaminada por agentes microbianos patogênicos é responsável pela morte de dois milhões de pessoas todo o ano no mundo. Diante dessa problemática a desinfecção da água pela radiação solar é uma solução simples, de baixo custo e eficaz, que é praticada em nível doméstico, tendo como objetivo sua aplicabilidade capaz de gerar saúde.
 
Essa metodologia consiste em submeter garrafas de água a luz solar por algumas horas, onde ação concomitante entre a temperatura e a radiação ultravioleta (UVA) provoca a morte dos microrganismos termotolerantes presentes na água.

Outras informações pelo telefone 21 2448-9027 ou pelo e-mail: educa.cfma@fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar