11/11/2008
Publicação traça painel da água consumida no Brasil
O Atlas Digital Água Brasil reúne e analisa números da qualidade da água, saneamento e saúde nos municípios brasileiros. Considerado um sistema de visualização de indicadores, o Atlas ajuda a sociedade a traçar um painel da água usada para consumo humano no país. O debate sobre a qualidade e cobertura dos serviços de saneamento também é estimulado. Os resultados do estudo estão acessíveis para a sociedade civil, técnicos de vigilância em saúde e gestores interessados no tema.
“Divulgar no meio virtual um Atlas relacionado à água e doenças de veiculação hídrica, juntamente com os dados do saneamento, ajudará os gestores, as ONG`s e a população na tentativa de reivindicar a melhora na qualidade da água”, destaca a pesquisadora. Renata afirmou que o Brasil tem uma boa cobertura na questão do abastecimento, mas quando o assunto é qualidade da água, as formas diferentes de coleta de dados dificultaram o trabalho da equipe, coordenada pelo pesquisador da Fiocruz Christovam Barcellos.
A seleção dos indicadores e sua forma de apresentação em mapas e tabelas foram estabelecidas por um grupo de trabalho coordenado pelo Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz), do qual participaram profissionais e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Centro de Pesquisas Ageu Magalhães, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério das Cidades e Agência Nacional das Águas, além das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os dados necessários para calcular os indicadores foram obtidos pelo Censo demográfico de 2000, pela Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do mesmo ano, pelos Sistemas de Informação, como o SISAGUA, e pela Agência Nacional de Águas.
Conheça o site.