Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Publicação discute as formas de consumo nas cidades


05/10/2020

Por: Elisandra Galvão (Fiocruz Mata Atlântica)

Compartilhar:


A Editora UERJ, junto com a Gramma Editora, lançou recentemente o livro Consumos Alimentares em Cenários Urbanos: Múltiplos olhares, que consiste numa coletânea de artigos e surgiu no âmbito do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UERJ. A publicação permite compreender a ideia de que os consumos alimentares definem e são definidos na subjetividade e nos valores que imprimem às mercadorias, sejam objetos ou seres humanos objetificados.  

A obra é voltada para divulgação de estudos que abordam questões ligadas ao consumo alimentar nas cidades e reúne pesquisadores do Brasil, México, Argentina e Espanha. Uma das autoras, Ana Paula R. C. Paiva, faz parte da Fiocruz Mata Atlântica e escreveu o capítulo Plantar na cidade: reflexões a partir da análise de um material sobre ambiente, território e saúde no Rio de Janeiro, Brasil. A reflexão é um dos desdobramentos da investigação que realizou para sua dissertação mestrado cujo objeto de estudo foi o Caderno de Práticas e Soluções: uma construção coletiva para promoção da saúde e seus usos educativos.
 
Ana Paula Paiva explica que o seu capítulo no livro destaca a vocação agrícola da Colônia Juliano Moreira e a relação dos sujeitos com a alimentação, o território e suas histórias a partir da experiência com o material educativo – Caderno de Práticas e Soluções. Ela discute a pesquisa e seu percurso; as concepções de espaço e território; os sujeitos e experiências; a Baixada de Jacarepaguá: um território que abriga muitos fluxos; os sujeitos e a experiência no território. Também debate aspetos sobre Jacarepaguá, um bairro que abriga a antiga Colônia Juliano Moreira, a Fiocruz Mata Atlântica e o Parque Estadual da Pedra Branca.

O livro pode ser baixado gratuitamente da página da Editora UERJ

Voltar ao topoVoltar