20/07/2012
Arquivos pessoais: história, preservação e memória da ciência é o título do livro recém-lançado pela Associação dos Arquivistas Brasileiros, com o apoio da Faperj. O tema, abordado pela primeira vez no Brasil, busca contribuir para a discussão sobre a arquivologia na área científica.
A obra retrata a experiência de quatro instituições brasileiras responsáveis pela custódia e tratamento de arquivos pessoais da área da ciência: Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica e Departamento de Geociências da Universidade Federal de Ponta Grossa, no Paraná.
Organizada pela coordenadora do curso de especialização em preservação de acervos de ciência e tecnologia do Mast, Maria Celina Soares de Mello e Silva, e pelo vice-diretor de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da COC, Paulo Roberto Elian dos Santos, a publicação traz debates sobre a proteção do patrimônio arquivístico na área da ciência e da tecnologia.
Leia mais no site da COC.