Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Provoc tem novo processo seletivo


24/05/2012

Compartilhar:

O Programa de Vocação Científica (Provoc) lançou o edital para o processo seletivo. As inscrições para a Etapa Iniciação do programa vão até 22 de junho e para a Etapa Avançado até o dia 19. O formulário de inscrição encontra-se on-line. Veja mais detalhes dos critérios e cronograma no edital.

Criado em 1986 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o Provoc incentiva e apoia estudantes a desenvolver pesquisas em saúde nas áreas Biomédica, Saúde Pública, História e Filosofia da Ciência. O programa compreende duas etapas: a Etapa da Iniciação, com duração de um ano, na qual os alunos participam de diferentes atividades de pesquisa científica, familiarizando-se com a dinâmica atual da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos nas diversas áreas; e a Etapa do Avançado, com duração de 20 meses, que é opcional para os alunos provindos da etapa anterior e que envolve a elaboração de um plano de trabalho em que as questões identificadas na primeira etapa são aprofundadas e discutidas.

Nestes 26 anos de existência, o Provoc já formou mais de 2 mil estudantes de diversas instituições públicas de ensino que firmaram convênio, acordos de cooperação técnica ou termos de compromisso com a EPSJV/Fiocruz. Em 2011, a EPSJV/Fiocruz também fechou parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), podendo assim conceder bolsas aos alunos que passarem por processo seletivo, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM).

Informações adicionais podem ser obtidas na página eletrônica do Provoc ou na Coordenação Geral, de segunda-feira à sexta-feira, das 9 horas às 17 horas, na sala 308, prédio da EPSJV/Fiocruz, campus de Manguinhos ou pelo e-mail provoc@fiocruz.br ou ainda pelos telefones (21) 3865-9738, 3865-9740 ou 3865-9741.

Voltar ao topoVoltar