Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Proqualis vai publicar em língua portuguesa conteúdos produzidos pela Health Foundation


28/06/2013

Compartilhar:

O Portal do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis/Fiocruz) irá publicar em português conteúdos produzidos pelo Centro de Recursos de Segurança do Paciente, da Health Foundation - nona maior instituição beneficente da Inglaterra. Relatórios, artigos, aulas, vídeos, além de outros materiais, estão entre os previstos para divulgação na página do Proqualis.

Com objetivo de trocar conhecimentos sobre a atuação da Health Foundation e pensar em possíveis formas de cooperação, o acordo foi firmado durante visita da coordenadora-geral do Proqualis e pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Claudia Travassos, àquela instituição.

Proqualis

A página do Proqualis é dividida em duas grandes áreas de publicação: Segurança do paciente e Informação clínica. Nelas, são divulgadas literaturas, metodologias e informações relevantes sobre os temas.

Vinculado ao Icict, o Proqualis conta com o financiamento do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde, e objetiva ser uma fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde.

Health Foundation

Criada em 1983 com recursos de doação do Private Patients Plan Limited (PPP), a Health Foundation, então chamada de PPP Medical Trust, foi rebatizada, em 1998 - quando recebeu um aporte de cerca de 540 milhões de libras como resultado da venda do PPP Healthcare – para PPP Healthcare Medical Trust.

A instituição, independente, trabalha fortalecer o sistema de saúde do Reino Unido em nível de qualidade, segurança, eficácia e centrado no paciente. Em 2003, tornou-se a Health Foundation e, hoje, por meio de seus programas, investe 17 milhões de libras por ano no Reino Unido em projetos que promovem as prioridades da instituição. Entre eles a segurança e o cuidado centrado no paciente.

Com nova versão de sua página na internet, dividida nas áreas de gestão da segurança, idosos frágeis e diabetes, a instituição reúne documentos fundamentais para pesquisa, normas, diretrizes de implementação e estudos de casos sobre segurança do paciente para gestores e profissionais de saúde.

Leia mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar