Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto para ampliar o acesso de pessoas surdas à informação ganha Prêmio Emerald


11/11/2013

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O projeto Novas estratégias comunicativas como fator de qualidade na interação de surdos em ferramentas de recuperação da informação, das pesquisadoras Viviane Veiga e Aline Alves, ambas do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), foi contemplado com o Prêmio Emerald 2013 de incentivo à pesquisa, na categoria Ciência da Informação. A premiação é feita em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O projeto surgiu de pesquisas que Aline e Viviane já vêm desenvolvendo desde 2012. "Estamos trabalhando em um projeto sobre usabilidade e acessibilidade a surdos, e durante essa pesquisa, que foi parte da dissertação de mestrado da Aline, fizemos testes com pessoas portadoras de deficiência auditiva da Fiocruz e percebemos a sua dificuldade em trabalhar, obter e recuperar informações dentro de uma base de dados. Com isso, surgiu a ideia de criarmos essa proposta. Pesquisamos vários aplicativos e sistemas que pudessem auxiliar a pessoa surda a recuperar informações", explica Viviane Veiga, que é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e bibliotecária da Biblioteca de Saúde da Mulher e da Criança, da Fiocruz. Com o projeto, as pesquisadoras viram uma oportunidade de apresentar o trabalho que já estavam desenvolvendo para o Portal de Periódicos da Capes.

Uma das observações retiradas enquanto o projeto ia sendo desenvolvido foi que a pessoa portadora de deficiência auditiva, ao contrário do que se pensa, por não ouvir, tem dificuldades em ler o texto. "A pessoa surda tem dificuldade de leitura seja em português ou em qualquer outra língua", explica Viviane. "No caso brasileiro, eles não compreendem o que estão lendo, porque aprenderam pela Língua Brasileira de Sinais, a Libras, que é uma comunicação por meio de gestos. Com isso, eles entram no sistema e não conseguem pesquisar quase nada", observa a bibliotecária.

Sobre a premiação

O Prêmio Emerald tem como o objetivo estimular o acesso e o uso do Portal de Periódicos e promover a pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Administração e Gestão. Fruto de parceria entre a Capes e a Emerald Group Publishing Limited, a premiação é direcionada a projetos que conciliem a disseminação do conhecimento com o desenvolvimento social aplicado à realidade brasileira e premia pesquisadores vinculados a instituições usuárias do Portal de Periódicos.

A entrega da premiação será nesta quarta-feira (13/11), em Brasília, na sede da Capes, e contará com a presença do presidente da Coordenação, Jorge Almeida Guimarães, representantes do Ministério da Educação e da Emerald, além de diretores de bibliotecas de instituições públicas e privadas do país.

Leia mais no site do Icict.

Voltar ao topoVoltar