Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Inova Labs SVS escolhe starups vencedoras da 2ª Rodada


20/12/2022

Por Emerson Rocha - Comunicação VPPCB

Compartilhar:

A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) foi parceira da Biominas Brasil e da Secretaria de Vigilância em Saúde na realização do Demoday da 2ª Rodada do Programa Inova Labs SVS, no último dia 8 de dezembro. O evento, que foi transmitido ao vivo pelo YouTube oficial da Fiocruz, marcou o encerramento da pré-aceleração. Ainda foram apresentadas as starups finalistas e as ganhadoras do programa.

Na abertura da transmissão, o Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, agradeceu o apoio da Coordenação Geral dos Centros de Informação em Emergência em Saúde (CIEVS) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

"O que a gente vem trabalhando no Inova Labs tem sido importantíssimo para a busca de novas tecnologias, que podem ser aplicadas no Sistema Único de Saúde. Esse programa foi uma iniciativa da Fiocruz desde a primeira gestão da Presidente Nísia Trindade, que traz uma capacidade da instituição para entender um pouco mais dos laboratórios e o que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores. Essas rodadas que aconteceram nos últimos três anos, incentivam que nossos colegas tragam essas tecnologias para a Fiocruz e SUS. Algumas delas já estão sendo absorvidas por Biomanguinhos e Farmanguinhos. Vejo que esse é o caminho normal e outras poderão ser levadas para parceiros, unidades e setores públicos e privados", disse Rodrigo Corrêa, que parabenizou todos os participantes.

Depois dele, quem também fez um breve pronunciamento foi a Coordenadora do Programa Inova Fiocruz da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), Claude Pirmez. Segundo ela, a iniciativa é fundamental para que o conhecimento científico consiga ajudar a população.

"Essa parceria faz uma diferença na modernização e ecossistema da ciência. A gente faz a ciência com meta do conhecimento que é desenvolvido. Isso é parte da missão da Fiocruz e uma construção da história desde Oswaldo Cruz, que tinha essa perspectiva de transformação e que chegasse até a população em geral e melhoria do sistema de saúde do Brasil. Só a iniciativa de todos esses participantes de estarem aqui e dedicarem essas horas de trabalho é digno de parabéns", finalizou.

Antes das apresentações, o evento ainda contou com a participação da Coordenadora Geral dos Centros de Informação em Emergência em Saúde (CIEVS), Janaína Sallas, e do Diretor Presidente da Biominas, Eduardo Emrich. As sete equipes finalistas mostraram seus trabalhos de forma virtual e depois ainda teve outros projetos que foram desenvolvidos durante o programa.

Após oito semanas, a starup que ficou em primeiro lugar foi a Adarna Health Data. Logo em seguida, ficaram Tucuxi, em segundo, e VigiUp - Fiocruz SP e Bora Up, em terceiro. Também foram escolhidas a ASDO Pesquisas, como a startup mais dedicada, e a Simplifica SUS, como a que mais evoluiu. A expectativa agora é de novas rodadas do Programa Inova Labs para 2023.

Voltar ao topoVoltar