09/09/2013
Uma estratégia de pesquisa inovadora para o controle da dengue, que reúne diversos pesquisadores de seis países, o Programa Eliminate dengue: our challenge (Eliminar a dengue: nosso desafio) recebeu o prêmio Australian Infectious Diseases Research Centre Eureka Prize for Infectious Diseases Research 2013. O projeto utiliza a bactéria Wolbachia para bloquear a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti de forma natural e autossustentável. Oferecido pelo Australian Museum, a honraria reconhece iniciativas de excelência nos campos da pesquisa e inovação.
Na cerimônia de entrega do prêmio, que aconteceu na última quarta-feira, 4 de setembro, o diretor do Australiam Museum, Frank Howarth, afirmou que o trabalho realizado pelos cientistas tem o potencial de virar o jogo na batalha contra a dengue e, futuramente, contra outras doenças transmitidas por insetos.
O programa de pesquisa, liderado pelo pesquisador Scott O’Neil, da Universidade de Monash, foi trazido para o Brasil pela Fiocruz em 2012. Coordenador do Projeto Eliminar a dengue: desafio Brasil e pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira destacou a importância do reconhecimento internacional à iniciativa: "A valorização de um projeto de colaboração que envolve várias instituições e vários países pode trazer inúmeros benefícios ao desenvolvimento do estudo. O prêmio ajuda inclusive a trazer apoio e credibilidade junto às populações das áreas de pesquisa, reafirmando a seriedade do projeto, que vem atingindo resultados importantes".
Leia mais no site do IOC.
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web