Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa da VPPCB realiza encontro sobre Doença de Chagas


10/12/2021

Por Emerson Rocha | VPPCB

Compartilhar:

O Programa de Pesquisa Translacional (PPT), ligado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) promoveu o XVIII Encontro do Programa Fio-Chagas. O evento online foi realizado entre os dias 22 e 24 de novembro. O objetivo foi promover a articulação de grupos de pesquisa em torno de projetos que atendam a questões críticas para o controle da doença de Chagas e a melhora da qualidade de vida dos pacientes. 

As boas-vindas do encontro foi feito pela Coordenação do Programa, com André Roque e Tânia Araújo-Jorge, ambos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), e Mauro Mediano do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). 

Já a mesa de abertura teve muitas pessoas especiais e que trabalham há anos com o tratamento da doença de Chagas, como Hermano Castro, da Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Tânia Araújo-Jorge, Diretora do IOC, Valdiléa Gonçalves dos Santos, Diretora do INI, Swamy Palmeira, do CGZV/SVS/Ministério da Saúde, Sérgio Sosa, Representante do DNDI, Vitória Ramos, do Médicos Sem Fronteiras (MSF) e Josefa de Oliveira Silva, do FindeChagas.

Tivemos ainda homenagens a pesquisadores In Memoriam, que lutaram para combater a doença de Chagas no Brasil: Juliana De Meis e José Coura. A lembrança para os dois foi feita através de vídeos e veiculados durante o evento. A iniciativa emocionou a todos os participantes. As homenagens estão disponíveis no site da PPT.

André Roque fez uma explicação da Dinâmica do Encontro. Houve a apresentação do Plano de Ações Pós Encontro 2020; uma discussão nos grupos; outra discussão dos pontos comuns; e por último, a apresentação do que foi discutido em cada grupo e discussão geral. Os participantes foram divididos em quatro grupos, com temas específicos, como Ecologia da transmissão; Diagnóstico e Fisiopatogenia; Assistência e tratamento; e Educação e Políticas Públicas.

As discussões foram separadas em salas virtuais e ocorreram durante todos os três dias. No final do último dia, tivemos uma discussão dos pontos comuns entre todos os grupos e depois, uma apresentação e discussão dos pontos de cada sala.

Ao final do encontro ficou definida a nova coordenação do Programa de Chagas, sendo composta por: Andre Luiz Rodrigues Roque - IOC; Tânia Araujo-Jorge - IOC; Fred Luciano Neves Santos - IGM e Luiz Henrique Conde Sangenis - INI. Outras informações podem ser acessadas no site www.ppt.fiocruz.br.

Voltar ao topoVoltar