Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Professor da Ensp/Fiocruz detido durante manifestação no Rio recebe alvará de soltura

Solidariedade a Paulo Bruno na Fiocruz

18/10/2013

Fonte: Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Agência Fiocruz de Notícias e Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN)

Compartilhar:

Recebeu alvará de soltura, nesta sexta-feira (18/10), o professor e pesquisador Paulo Roberto de Abreu Bruno, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), detido pela polícia na noite de terça (15/10) durante as manifestações em favor dos professores no centro do Rio de Janeiro. Segundo o Sindicato dos Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN), o alvará foi concedido pela juíza da 35ª Vara Criminal, Daniella Alvarez Prado, após pedido de habeas corpus. 

Veja a nota da Fiocruz sobre o episódio. 

Paulo Bruno tem como um dos principais objetos de estudo a pesquisa de movimentos populares urbanos e também atua no campo da saúde coletiva e ambiental. Atualmente, é um dos pesquisadores do estudo de diagnóstico ambiental das comunidades integrantes do Complexo de Manguinhos. Desde junho, vem recolhendo material de campo e fazendo registro fotográfico das manifestações no Rio de Janeiro. 

Na tarde da quinta-feira, funcionários e alunos da Fiocruz fizeram um ato de repúdio pela prisão do pesquisador. “Essa não é mais uma luta de um pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, é uma luta de todos nós. Não podemos deixar que a polícia transforme em crime o direito do cidadão de se manifestar”, afirmou o diretor da Ensp, Hermano Castro, durante o ato. Na mesma tarde, representantes da Fundação visitaram a Comunidade de Manguinhos, para dar apoio aos moradores após morte de um jovem.

O Fórum de Articulação com os Movimentos Sociais da Escola publicou uma nota de apoio em que repudia o estado de exceção que tomou o Rio de Janeiro. Segundo o fórum, a escalada da violência e criminalização estatal sobre todos aqueles que lutam pelos direitos sociais não pode ser justificada. “A brutal violência desencadeada pela Polícia Militar contra os professores em greve no município e no Estado do Rio de Janeiro e demais participantes é inaceitável, atenta contra o direito constitucional de livre expressão do pensamento, manifestação e de organização”. A nota "Lutar não é crime" pode ser acessada na íntegra no site da Ensp/Fiocruz.

Leia também: “Somos todos Paulo Bruno”

Para conhecer um pouco dos trabalhos realizados por Paulo Bruno, clique nos links abaixo:

Pesquisa sobre Refinaria de Manguinhos ganha destaque

Pesquisa analisa região da Refinaria de Manguinhos

Programa de Controle da Dengue em Manguinhos apresenta estratégias

 

Voltar ao topoVoltar