Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Processo dos ecossistemas é tema de palestra na Fiocruz Mata Atlântica


03/10/2019

Por Emerson Rocha

Compartilhar:

O mês de outubro mal começou e já tem programação confirmada para os Seminários Fiocruz Mata Atlântica. A palestra será com o Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pedro Henrique Medeiros Rajão, no próximo dia 15, às 14h, no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA). Ele irá apresentar o estudo com o título de "As espécies de plantas e o balanço hidrológico: A ecologia funcional atrás do funcionamento de processos dos ecossistemas". 

Segundo Pedro Henrique, a ecologia funcional tem ajudado a descrever o papel das espécies de plantas no funcionamento de diversos processos dos ecossistemas. Através de características funcionais, principalmente morfológicas e anatômicas, de todas as partes das planta é possível estabelecer as relações diretas entre espécies (ou comunidades) e ambiente, detectando os mecanismos por trás do funcionamento de diversos processos ecossistêmicos. 

Ele ainda defende que as espécies, e mais, a composição de espécies, como em ambientes florestais, tem participação fundamental no balanço e, até, ciclo hidrológico. Mas para isso, é preciso a interação entre ecologia e hidrologia. Desta forma, inserir e detectar o papel da composição de espécies no funcionamento do balanço e ciclo hidrológico é essencial para provermos novas tecnologias de restauração ecológica e políticas de conservação de ecossistemas.

O evento é aberto ao público e haverá emissão de certificado de participação. O CFMA fica Avenida Sampaio Corrêa, s/n, na Colônia Juliano Moreira, na Taquara, zona oeste do Rio. Outras informações pelo telefone (21) 2448-9027 ou pelo e-mail: educa.fiomata@gmail.com 
 

Voltar ao topoVoltar