Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Primeiro Café com Monitores Clínicos 


03/08/2023

Por Comunicação VPPCB

Compartilhar:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC), em parceria com os monitores clínicos da Plataforma de Pesquisa Clínica, da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), realizou no dia 27 de julho o 1º Café com Monitores Clínicos da Fiocruz. O encontro teve a participação de 20 monitores. 
O evento, com formato presencial e virtual, teve representantes de diversos setores como o Centro de Referência Professor Hélio Fraga,  da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; Instituto Fernandes Filgueira; Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas; Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos; e a VPPCB/Fiocruz. 
 
O objetivo da RFPC é promover uma maior interação entre os profissionais de pesquisa clínica na Fiocruz e fortalecer esse campo. A moderação do Café foi feita pelo monitor clínico da Plataforma de Pesquisa Clínica (VPPCB) Daniel Pedrosa e as monitoras clínicas Aline Dias, Bruna Mozer e Jocieli Malacarne. Para ele, o primeiro café com os monitores clínicos da Fiocruz foi fortalecedor porque permitiu ouvir os relatos dos colegas e amigos e suas experiências na prática da monitoria clínica. “Não foi apenas um intercâmbio de conhecimento, mas, também, de encorajamento. Juntos somos mais fortes”, ressaltou.  
 
Márcio Lessa, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, fez o curso e disse que o encontro foi de grande valia e relevância. Além ser uma oportunidade ímpar na qual se vivenciou interações interpessoais, profissionais e multidisciplinares. “Foi um importante espaço para falarmos sobre as nossas experiências e desafios no exercício da atividade da monitoria clínica”, avaliou.  
 
A proposta da área que organiza é que o encontro seja frequente e todos os monitores da Fiocruz, que trabalham com pesquisa clínica ou que queiram trabalhar, se beneficiem desse espaço para trocar experiências.  As/os profissionais de pesquisa clínica que trabalham na instituição, ou em algum projeto de pesquisa vinculado à Fundação, podem participar. Basta fazer o credenciamento pelo formulário criado pela RFPC

 

*Foto: Divulgação (VPPCB/Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar