16/01/2014
Está no ar a primeira edição de 2014 da revista Trabalho, Educação e Saúde (volume 12, número 1). Artigos, ensaios, resumos, relatos e resenhas abordam a humanização no campo da atenção em saúde. Os textos críticos falam sobre a gestão, as relações entre profissionais e usuários, e entre os profissionais.
A publicação debate ainda os processos educacionais em saúde e traz reflexões a respeito da formação de nível técnico do agente comunitário de saúde.
Um dos textos é o ensaio A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Nele, Marlon Silva, Jacqueline Sakamoto e Dante Gallian relacionam os processos históricos de supervalorização técnica que caracterizam o modelo biomédico de educação e trabalho e a desumanização do trabalhador da saúde. O texto também aborda os conceitos que sustentam a discussão sobre educação estética e defende a inclusão da arte nos processos educacionais. "É necessário uma cultura, ou seja, uma educação estética que motive o sujeito a ter uma experiência singular e única de sensações e criação de sentidos", diz trecho do ensaio.
Mais em outros sítios da Fiocruz