Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Presidência lamenta o falecimento de José Alberto Hermógenes de Souza 


23/08/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

A Presidência lamenta o falecimento do médico sanitarista José Alberto Hermógenes de Souza, um dos principais articuladores da Reforma Sanitária brasileira e da construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1968, se especializou em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e ocupou diversos cargos públicos relevantes durante a carreira. O velório ocorreu às 10 horas desta segunda-feira (23/8) e a cremação, às 10h30, no Bosque da Paz, em Salvador. 

Hermógenes foi coordenador da Comissão Nacional da Reforma Sanitária, constituída por recomendação da 8ª Conferência Nacional de Saúde e responsável pela elaboração do texto base do capítulo da Saúde da Constituição Federal de 1988, que criou o SUS. Foi presidente da Fundação Sesp (Serviço Social de Saúde Pública) e secretário de Saúde do governo da Bahia.  

No Ministério da Saúde, atuou como coordenador do Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS) e secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Na década de 1990, participou ativamente da criação da política de medicamentos genéricos no país. Hermógenes se aposentou em 2007, em Sergipe. Faleceu no domingo (22/8), aos 76 anos, de síndrome respiratória aguda grave, em consequência da Covid-19 contraída há dois meses. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar