Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Presidência da Fiocruz lamenta morte de Ruben Araújo de Mattos


28/12/2020

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

A Presidência da Fiocruz lamenta o falecimento, no dia 25 de dezembro, de Ruben Araújo de Mattos, professor associado do IMS/UERJ. Médico, Ruben teve sua trajetória fortemente marcada pela dedicação ao ensino, tendo contribuído para a formação de milhares de alunos de cursos de Medicina e de pós-graduação em Saúde Coletiva, na UERJ e em instituições parceiras.

Reconhecido por seu entusiasmo intelectual, brilhantismo e abertura ao diálogo, teve importante produção acadêmica no campo da Saúde Coletiva e sempre foi um enfático defensor do SUS. Admirado também por sua generosidade, doçura e espírito colaborativo, foi orientador de dezenas de profissionais do campo, incluindo muitos pesquisadores da Fiocruz, com quem manteve parcerias em pesquisas, bancas, cursos.

No último dia 8 de outubro, a convite da Fiocruz Ceará, ministrou a aula inaugural da 4ª turma de Mestrado Profissional da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf) sobre o tema “Por um cuidado prudente para uma vida decente: desafios para a formação de profissionais de saúde nesses tempos de crises”.

A Fiocruz se solidariza com a família, amigos e alunos, e reitera que a contribuição de Ruben para o campo da Saúde Coletiva não será esquecida.

Voltar ao topoVoltar