Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Portal de Periódicos Fiocruz chega aos seis anos ampliando público


12/03/2021

Por: Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)

Compartilhar:

Seis anos Portal de Periódicos Fiocruz
Conhecimento científico interessa cada vez mais. Afinal, é inegável o papel da ciência para enfrentar várias batalhas no campo da saúde. Emergência e reemergência de doenças. Problemas históricos e crônicos. A corrida por soluções e inovações. As boas, más e as notícias falsas. Relações econômicas e ambientais insustentáveis. Profundas desigualdade sociais. Educação e trabalho precários. Um estado de vigilância permanente. A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A luta pela vida.

Diante desses e outros tantos desafios, celebramos a consolidação do Portal de Periódicos Fiocruz, que completa seis anos em março (10/3), como fonte de conhecimento. A plataforma reúne sete revistas científicas publicadas pela instituição, que podem ser acessadas de forma aberta e gratuita. Do lançamento em 2015 até hoje, recebemos 286.978 visitantes, que geraram 698.743 acessos às nossas páginas. Observando apenas os dados consolidados entre 2019 e 2020 (jan-dez), atraímos 68.505 usuários: um aumento de 19,83% em 2020. No ano passado, foram 145.434 de acessos (11,47% a mais que em 2019). 

"Constatamos a grande importância do Portal, ao longo de todo o período, para dar visibilidade à produção das revistas editadas na Fundação”, comenta a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado. Ela atribui esse desempenho à atuação em quatro eixos: (1) a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz; (2) divulgação científica com foco nas revistas; (3) promoção de debates sobre editoria científica; (4) a otimização dos processos editoriais, integrando iniciativas”.

Espaço para valorizar a diversidade editorial

Não por acaso, o Fórum de Editores Científicos da Fiocruz – espaço em que o próprio Portal foi concebido – é onde estes eixos se articulam. Como explica Luciana Dias de Lima, membro do Conselho Editorial: “A estrutura de governança é inovadora. Por termos inserções e experiências diversas nas equipes, incluindo a dos periódicos e da Editora Fiocruz, a atuação em rede tem unificado e potencializado nossos esforços”, diz ela que é editora científica dos Cadernos de Saúde Pública.

Na prática, a inteligência coletiva está no DNA do Portal. “Nossa riqueza está na diversidade, já que o Portal integra revistas de diferentes campos e áreas do conhecimento em saúde”, acrescenta Luciana. O público tem acesso à produção científica (como artigos, estudos, ensaios, comunicações breves, resenhas) e a conteúdos relacionados às pesquisas no formato de notícias, entrevistas, vídeos e infográficos em linguagem acessível. Assim é possível aprofundar e ampliar a visão sobre determinado tema e, ao mesmo tempo, fazer várias e novas conexões.

De olho no universo da ciência

Naturalmente, também abordamos questões ligadas a editoria científica, como por exemplo: fast-track, pre-prints, revisão por pares e ciência aberta. Esses temas vêm sendo objeto de maior interesse da sociedade em geral diante de um quadro global de crise sanitária.

A vice-presidente da Fiocruz conta os planos para avançar em agendas alinhadas ao Fórum de Editores Científicos. “Estamos trabalhando juntos para consolidar o acesso e a divulgação, bem como ampliar a oferta de material estratégico sobre editoria científica, para que nossos periódicos expressem inovações neste campo e ganhem ainda mais projeção nacional e internacional. Para isso, já planejamos a reformulação do Portal de Periódicos Fiocruz", antecipa Cristiani.

Vem boas notícias e muito trabalho por aí! Aguardem as próximas edições... Continuem conosco e convidem os amigos para uma visita virtual. Se cuidem e saúde para todos!

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar