12/11/2014
A edição de novembro da revista Ciência e Saúde Coletiva - volume 19, número 11 - está disponível on-line. Com o tema Intersetorialidade e Promoção da saúde, este número contém os resultados da pesquisa avaliativa sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e sua articulação com outras políticas de saúde, como a Estratégia Saúde da Família, e com programas sociais. A publicação reúne um balanço da execução da PNPS no período de 2006, quando foi aprovada essa Política, até o momento presente, 2014, nas cinco regiões do país.
O impacto dos programas Fome Zero e Brasil sem Miséria na redução das desigualdades sociais, os requisitos para a efetividade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a experiência do Programa Teias como exemplo de apoio institucional à Estratégia de Saúde da Família e o problema do subregistro de mortes nos sistemas de informação oficiais do Haiti são os assuntos problematizados pela edição.
Desse estudo participaram todos os responsáveis pela implementação da Política: governo, trabalhadores dos serviços de saúde, conselheiros de saúde, representantes dos movimentos sociais, pesquisadores e usuários. Os resultados foram sistematizados com auxílio de uma matriz de análise organizada em torno de objetivos, princípios, diretrizes, temas e ações. Os artigos foram desenvolvidos com a colaboração de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).
Veja na íntegra o número 11, volume 19, da revista Ciência e Saúde Coletiva.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias