Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Podcast aborda o uso de antibióticos e seus efeitos no aparelho digestivo


11/08/2020

Fonte: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:


Publicado em 2018, o relatório da Organização Mundial de Saúde, que trata da vigilância de consumo de antibióticos no mundo, aponta que, entre os países das três Américas que disponibilizaram seus dados à OMS, o Brasil é o que detém a maior taxa de consumo por dia: 22,75 doses para cada mil habitantes, o que eleva o nosso consumo a mais de 1,7 bilhão de doses. O segundo lugar nessa lista é a Bolívia, com 19,57 doses diárias/1000 habitantes.

O alto consumo de antibióticos pode levar, além da resistência ao medicamento, a problemas graves no aparelho digestivo e outros órgãos do corpo humano. A médica gastroenterologista Fernanda Cristina de Augustinho, do Hospital Santo Antônio (Blumenau), em Santa Catarina, explica como o uso indiscriminado e abusivo de antibióticos pode trazer graves danos ao equilíbrio dos intestinos, ao coração, fígado e rins. Ele é a  entrevistada do boletim Fiocruz no Ar, que aborda o abuso de antibióticos e os efeitos no aparelho digestivo.

Sobre o projeto Fiocruz no Ar

Iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz/MS), o projeto Fiocruz no Ar produz podcasts para serem distribuídos para rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde. A distribuição do material também é feita pelo Whatsapp, para que a informação chegue a um maior número de pessoas. Confira!

Voltar ao topoVoltar