Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Plataforma de Filmes Fiocruz chega a 250 obras nos 35 anos da VideoSaúde


23/05/2023

Icict/Fiocruz

Compartilhar:

No mês que a VideoSaúde completa 35 anos de atividades, maio de 2023, a Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde-Fiocruz chega a 250 obras audiovisuais disponíveis gratuitamente. O espaço reúne uma ampla diversidade de obras sobre temas de saúde coletiva e ciência e tecnologia, de documentários a dramas, passando por animações, oriundas do acervo institucional da Fiocruz e de parceiros externos.

O pacote de novidades no aniversário comemorado no dia 20 de maio se estende para os outros campos de atuação da Distribuidora da Fundação. Para este ano está previsto o lançamento do Plano de digitalização dos documentos videográficos da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. “Os requisitos trabalhados neste documento objetivam atender aos aspectos da preservação de documentos videográficos baseada em melhores práticas da arquivística, garantindo a presunção da autenticidade e confiabilidade dos documentos digitalizados”, explica a coordenadora adjunta da VideoSaúde Eliane Pontes.

O documento, que será lançado até o fim de junho deste ano, estará disponível em acesso aberto no Repositório Institucional da Fiocruz, o Arca, estabelece diretrizes baseadas em normas e padrões reconhecidos internacionalmente no campo da preservação digital para a criação de representantes digitais dos documentos videográficos da Distribuidora. “Esse documento se torna uma potencial ferramenta para implementação de boas práticas de preservação digital no âmbito da Fiocruz assim como outras em instituições que tratem do patrimônio cultural em sua diversidade de tipologias de acervos documentais”, comemora João Guilherme Machado, que ao lado de Pontes, coordena as ações de preservação da VideoSaúde. 

Na área de produção, a novidade fica por conta do esperado documentário sobre a Emergência Sanitária de Importância Nacional (Espin) Yanomami, que em abril levou a equipe da VideoSaúde a Roraima. O cronograma é finalizar o filme nos próximos três meses e divulgá-lo em diversas mídias e TVs públicas com as quais a VideoSaúde já mantém parceria. “A ideia é dar um retorno rápido à sociedade das ações implementadas durante a emergência em saúde pública e ampliar o debate sobre a saúde indígena junto à sociedade. Tema que precisa ser pauta permanente e não somente por conta da crise sanitária”, justifica Daniela Muzi, diretora do filme e coordenadora da VideoSaúde. “Para isso, a nossa ideia é desenvolver outras ações e projetos sobre a temática dos povos originários ao longo deste ano”, adianta. 

Na área da Distribuição, são realizadas várias estratégias voltadas para ampliar o acesso às produções audiovisuais em saúde como a promoção de parcerias com realizadores independentes e instituições públicas e privadas. Dentre essas estratégias, destaca-se a exibição em TVs públicas, comunitárias, culturais e educativas como o Canal Saúde, TVE Bahia, Canal Futura, TV UFES e outras. “São documentários e animações disponibilizados por meio de um licenciamento não-oneroso com objetivo de aproximar e familiarizar esse público com o material audiovisual em saúde, propiciando a abordagem de diferentes conteúdos que, de outra forma, talvez não fosse possível”, explica Claudia Lima Oliveira, coordenadora da área de Distribuição que recentemente viabilizou junto à TVE Bahia a ampliação dos conteúdos sobre saúde junto à TV pública. 

As ações de distribuição favorecem a maior participação da sociedade na construção de projetos e desdobramento de temáticas pouco abordadas no campo audiovisual. “Outra iniciativa é o fomento às produções, via edital público, através do selo Fiocruz Vídeo que está na sua 4° edição, e proporciona aos realizadores a experiência e o estímulo de pensarem seus objetivos e resultados voltados, também, para a comunicação em saúde”, acrescenta Lima.

E parece que vem novidade por aí. Nada melhor, então, para coroar a data, que a estreia de um pacote de produções que amplia o acervo e reafirma a Plataforma de Filmes Fiocruz como um espaço de referência em comunicação pública. Confira algumas das estreias

Voltar ao topoVoltar