Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde da Fiocruz ganha versão 2.0

25/10/2021

Ariane Alves (PCDaS, Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Criada no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS) lançou uma versão 2.0, totalmente reformulada e atualizada. O novo espaço pode ser acessado de qualquer dispositivo (tablet, desktop, celular) e traz um fluxo de navegação mais amigável e organizado para fortalecer a missão de fomentar uma rede qualificada de cientistas de dados em Saúde Pública.

Clique para acessar a plataforma. 

 

A PCDaS é uma plataforma pública, gratuita e em nuvem que disponibiliza grande quantidade de microdados e ferramentas de análise para pesquisas no campo da Saúde. Em sua área principal, a página de Conjunto de Dados oferece recursos que ajudarão o usuário a executar sua pesquisa com mais agilidade e qualidade. Cada conjunto de dados conta com tutoriais detalhados para complementar a aprendizagem e aprimorar o uso da Plataforma. 

Estão disponíveis os seguintes dados: Pólis PCDaS (dados municipais de saúde e socieconômicos criados pela Plataforma, por meio de informações reunidas de fontes como o IBGE e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação), dados da Plataforma dos anos de 2018, 2019 e 2021; do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc); do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIHSUS).

Outra novidade da versão 2.0 é a substituição do RStudio Server por uma infraestrutura de execução remota de códigos em R ou Python integradas ao Google Colaboratory, que oferece uma interface mais intuitiva e a possibilidade de aceleração do processamento das requisições via GPUs e TPUs gratuitas. 

Para ativar essa funcionalidade e usufruir de todos os recursos oferecidos para o seu perfil de usuário, é necessário criar uma nova conta na plataforma. Para dúvidas, envie um e-mail para pcdas@icict.fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar