08/12/2009
Pesquisas do IOC recebem prêmio de incentivo em C&T
Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz estão entre os vencedores do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2009 promovido pelo Ministério da Saúde. A premiação ocorreu no dia 3 de dezembro, em Brasília, e destacou os melhores trabalhos em cinco categorias: 'tese de doutorado'; 'dissertação de mestrado'; 'trabalho científico publicado'; 'monografia de especialização/residência'; e 'incorporação de conhecimentos científicos ao Sistema Único de Saúde'.
A pesquisadora Raquel Lima de Figueiredo Teixeira ganhou o prêmio de melhor tese de doutorado com o trabalho 'Influência da variabilidade genética humana dos genes NAT2, CYP2E1, GSTM1 e GSTT1 na ocorrência de reações adversas hepáticas induzidas pela isoniazida em pacientes com tuberculose ativa'. Orientado por Adalberto Rezende Santos e Antonio Basílio de Miranda, a pesquisa foi desenvolvida nos laboratórios de 'Biologia Molecular aplicada a Micobactérias e no de Genética Humana', ambos do IOC.
Outro aluno do IOC, Davi Coe Torres, recebeu menção honrosa na categoria dissertação de mestrado, com o trabalho 'Caracterização molecular de isolados clínicos de Leishmania braziliensis e Leishmania guyanensis e sua associação com a resposta terapêutica ao antimoniato de meglumina no Brasil'. Torres foi orientado pelos pesquisadores Elisa Cupolillo e Alberto Dávila e defendeu sua dissertação também na pós-graduação em Biologia Celular e Molecular.