Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores se reúnem para agilizar diagnóstico da tuberculose


16/03/2009

Compartilhar:

Pesquisadores se reúnem para agilizar diagnóstico da tuberculose

Para agilizar o diagnóstico da tuberculose, especialistas nacionais e estrangeiros discutirão a implementação de cultura em meio líquido no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz). Os meios de cultura consistem na associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao cultivo de microrganismos fora do seu meio natural.

Os meios de cultura são classificados em relação ao estado físico em sólidos, quando contém agentes solidificantes, semissólidos, quando a quantidade de ágar e ou gelatina é de 0,075 a 0,5 %, dando uma consistência intermediária e líquidos sem agentes solidificantes, apresentando-se como um caldo, utilizado para ativação das culturas, repiques de microrganismos, provas bioquímicas, entre outros.

Em 2008, a Organização Mundial de Saúde recomendou o uso da cultura por meio líquido para diagnóstico da tuberculose, pois esta estratégia ajuda o controle da doença. A visão moderna do controle da tuberculose é a busca de métodos de diagnósticos mais rápidos e eficientes, e o Laboratório de Referência Nacional do Centro de Referência se enquadra nesse perfil.

"Atualmente, os países em desenvolvimento usam basicamente a cultura em meio sólido e os países desenvolvidos já utilizam em grande escala a cultura líquida. Precisamos ter uma rede laboratorial ampla e capacitada para a implantação do novo método e uso da cultura. Para isso, é preciso ter uma estrutura laboratorial e força de vontade política. O uso do novo método envolve questões de biossegurança, exigindo que os laboratórios tenham uma estrutura apropriada", ressaltou a nova responsável pelo laboratório do Centro de Referência, Maria Alice da Silva Telles.

Leia mais no site da Ensp.

Voltar ao topoVoltar