Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores lançam documentário e livro sobre pessoas que vivem com HIV/Aids


20/04/2023

Fiocruz Minas

Compartilhar:

Há cerca de um ano, pessoas que vivem com HIV/Aids se reúnem regularmente com o Grupo de Pesquisas em Educação, Saúde e Cidadania da Fiocruz Minas, para contar como é a vida após o diagnóstico e como é a trajetória delas dentro do sistema de saúde ao buscarem o tratamento. Agora, as histórias por elas compartilhadas estão no documentário Sobre vhivências e no livro Cartas para costurar histórias, que trazem relatos comoventes sobre suas experiências e os desafios de lidar com os estigmas relacionados à doença. O lançamento das obras será nesta quinta-feira (20/4), às 19h, no auditório da Fiocruz Minas. Durante o evento, haverá também uma exposição das ilustrações do livro.

Com direção de Paloma Coelho e Raul Lansky, o documentário Sobre vhivências mostra a rotina de três pessoas que vivem com o HIV: uma mulher, uma travesti e um homem. São vivências, olhares e perspectivas diferentes, possibilitando mostrar as diversas nuances que envolvem uma mesma condição. “Em seus depoimentos, elas falam sobre as dificuldades enfrentadas desde que receberam o diagnóstico e tocam muito na questão do desafio de se manter o tratamento, que é algo que vai muito além de ter acesso aos medicamentos. Envolve a questão dos efeitos colaterais, a vergonha de frequentar uma unidade de saúde voltada para o público com HIV, a necessidade de esconder que fazem uso desses medicamentos. Então, o documentário é um registro que mostra como elas vivenciam esses e outros aspectos”, explica Paloma Coelho, do Grupo de Saúde, Educação e Cidadania.

Além dos relatos pessoais, o documentário traz também um monólogo, apresentado por outro personagem, interpretado por um ator. Por meio de um texto emocionante, de sua autoria, ele conta histórias de diferentes pessoas que vivem com HIV/Aids. Há também uma performance, realizada por ele na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte.

Já o livro Cartas para costurar histórias reúne dez cartas escritas por pessoas que vivem com HIV/Aids. São textos endereçados aos mais diferentes destinatários, mas todos registrando as experiências de vida após o diagnóstico. As cartas foram publicadas na íntegra, sem nenhuma edição, preservando toda a originalidade dos relatos. O livro é ilustrado pela designer Renata Coutinho de Moura, também integrante do grupo de pesquisa Saúde, Educação e Cidadania.

Reconectando vidas

Tanto o documentário quanto o livro fazem parte de um projeto maior, intitulado Reconectando Vidas, que tem por objetivo principal fortalecer e qualificar o acolhimento a pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA). Para isso, era necessário compreender como se dá a trajetória dessas pessoas dentro do sistema de saúde, desde o momento em que buscam o diagnóstico, passando pela fase de adesão ao tratamento e à continuidade dele.

“A ideia é usarmos tanto o documentário quanto o livro para trabalhar a questão do acolhimento com os profissionais de saúde. Dessa forma, nesses materiais, não tivemos o objetivo de ensinar como deve ser a conduta de quem vive com HIV/Aids, mas sim mostrar como é o cotidiano dessas pessoas, que tipo de dificuldades enfrentam, como elas lidam com os preconceitos”, destaca a pesquisadora Rose Ferraz Carmo, que integra o grupo de pesquisa e coordena o projeto.

Ainda segundo a pesquisadora, um dos diferenciais do projeto Reconectando Vidas é ser totalmente desenvolvido junto com as pessoas que vivem com HIV/Aids. “A nossa proposta, desde o início, foi desenvolver ‘com’ essas pessoas, e não ‘para’ elas. Então, tudo foi construído coletivamente e isso fez toda a diferença”, ressalta Rose. “Essa é a parte mais legal: o fato de a produção dos materiais ter sido feita a muitas mãos. Isso resultou em um conteúdo rico e diverso”, completa Paloma.

Liderado pela pesquisadora Zélia Profeta, o Grupo de Pesquisa Saúde, Educação e Cidadania desenvolve o projeto Reconectando Vidas com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Patrus Ananias. O documentário Sobre vhivências poderá ser acessado, a partir desta sexta-feira (21/4), no canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Já o livro Cartas para costurar histórias estará disponível no repositório Arca da Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar