Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores fazem revisão de artigos que relacionam bicicleta e saúde pública


25/07/2012

Compartilhar:

Fonte: Informe Ensp

O entendimento do papel da bicicleta como meio de transporte tem vivido uma transformação nas últimas décadas. Benéfico para o meio ambiente e para a saúde dos ciclistas, o veículo de duas rodas tem sido tema de diversas campanhas recentes, que mostram sua importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. Mas será que seus benefícios para a saúde pública são de fato conhecidos? Dois pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) empreenderam uma intensa revisão dos trabalhos científicos sobre o tema. Pedalando em busca de alternativas saudáveis e sustentáveis, trabalho feito por Mauren Lopes de Carvalho e Carlos Machado de Freitas, trata da relação entre a bicicleta (como meio de transporte) e a saúde pública.

Os dois autores fizeram suas análises tendo como base 66 artigos, que classificaram em três grandes temas: segurança no trânsito e segurança do ciclista; políticas públicas e intervenções urbanas para promoção da saúde e do ciclismo; e efeitos do exercício físico e do ciclismo na saúde do indivíduo e das populações. 

O levantamento apontou que o padrão de utilização da bicicleta como meio de transporte ocorre de forma bastante heterogênea, mas com potenciais maiores impactos nos países em desenvolvimento. Na América Latina, América Central e África, a bicicleta é usada como transporte principalmente nas periferias e tem papel importante em pequenos comércios. O interesse pelo uso de bicicletas tem crescido no Brasil e no mundo. No entanto, não foram encontrados estudos brasileiros, no âmbito da saúde pública, que diagnosticassem e avaliassem este uso como parte de uma política pública saudável e sustentável - o que levou a dupla de pesquisadores a ressaltar a necessidade de conhecer melhor os números do nosso país.

Além dos estudos sobre o tema - como este levantamento recente, a Ensp mantém desde 2008 o projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo Nosso Planeta, que incentiva o uso de bicicletas como transporte no campus da Fiocruz. 

Leia a matéria completa

Voltar ao topoVoltar