Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores e caiçaras se unem para garantir saúde e sustentabilidade ambiental


04/02/2013

Compartilhar:

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

A Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), desenvolve o projeto Territórios sustentáveis e saudáveis: implantação de sistema de tratamento de esgoto na comunidade caiçara da Praia do Sono. O objetivo é buscar melhorias para as condições de vida e saúde dos habitantes dessa região, localizada no litoral sul fluminense, em Paraty, e promover a sustentabilidade socioambiental.

O projeto prevê a implantação de ações estruturais e estruturantes de saneamento ecológico, com a instalação e o monitoramento ambiental de protótipos de tratamento biológico e reuso de esgoto sanitário, constituído de módulos ecossanitários - tanques sépticos, filtros anaeróbios, valas de filtração, zonas de raízes, círculo de bananeiras/árvores visando a melhoria da qualidade das águas da sub-bacia do Rio da Barra.

A parceria, entre professores-pesquisadores e moradores, pretende levar à construção do conhecimento técnico associado aos saberes populares, valorizando a cultura local.

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar