Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadores do Ipec/Fiocruz são premiados


23/10/2009

Compartilhar:

Pesquisadores do Ipec/Fiocruz são premiados

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) da Fiocruz Armando Schubach, Beatriz Grinsztejn e Tânia Pacheco receberam, na última sexta-feira (16/10), os prêmios Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado. Os prêmios são um reconhecimento pelas contribuições na área da pesquisa clínica em doenças infecciosas. A iniciativa da premiação e bolsa de financiamento é da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 
 
Armando Schubach, premiado como Cientista do Nosso Estado, é coordenador do projeto Ensaio Clínico fase III para leishmaniose tegumentar americana. Equivalência entre o esquema padrão e o alternativo com antimoniatomeglumina. O pesquisador é reconhecido pelas contribuições na área da pesquisa clínica com leishmaniose, uma doença negligenciada. 

Beatriz Grinsztejn, que recebeu o prêmio Jovem Cientista de Nosso Estado, é coordenadora do projeto Estudos clínicos e epidemiológicos em HIV/Aids no Rio de Janeiro gerando evidências para subsidiar políticas de saúde pública. A pesquisadora é reconhecida pelas contribuições em ensaios clínicos em HIV/Aids em parcerias com diversas instituições internacionais de combate à doença. 

Tania Pacheco também premiada como Jovem Cientista de Nosso Estado, é coordenadora do projeto “Estudo clínico e terapêutico da esporotricose felina”. A pesquisadora é reconhecida pelas contribuições no combate à epidemia de esporotricose do Rio de Janeiro como uma zoonose transmitida principalmente por gatos domésticos. Os projetos premiados receberão fomento mensal, durante três anos, para o desenvolvimento das pesquisas.

Voltar ao topoVoltar