Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora francesa vai ministrar curso sobre saúde, risco e mídia, em setembro


02/07/2014

Por Graça Portela/Icict

Compartilhar:

Entre setembro e outubro de 2014, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict/Fiocruz, oferecerá o curso de curta duração Saúde, risco e mídia, que será ministrado pela professora Hélène Romeyer, pesquisadora francesa do Instituto de Comunicação da Université Stendhal (Grenoble/França). O curso será dado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), e é voltado para alunos de pós-graduação interessados no tema.

Com o objetivo de “compreender os processos de publicização e midiatização das questões de saúde-doença, tomando como eixo central a lógica do risco nas sociedades contemporâneas”, o curso foi idealizado a partir das pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras do Programa Kátia Lerner e Janine Cardoso, que abordam mídia e saúde.

O projeto concorreu no edital de apoio à realização de cursos de curta duração com abrangência internacional, da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), tornando-se um dos 13 contemplados com recursos para a sua realização. E o nome pensado para lecionar no curso foi o de Hélène Romeyer.

A pesquisadora integra o Departamento de Ciências da Informação e Comunicação, da Université Stendhal. Além de lecionar “Ciência da Informação e da Comunicação”, Romeyer tem como objetos de pesquisa “Processos de divulgação”, “Ciência, discursos e espaço público”, “A legitimidade de expressão e espaço público”, “A integração social da tecnologia da informação e comunicação”, “Jornalismo e práticas profissionais” e “Jornalismo e convergência”. Duas de suas principais publicações são o livro La santé dans l´espace public (A saúde no espaço público, em português), editado em 2010, e La santé à la television: émergence d´une question sociale (Saúde na TV: o surgimento de uma questão social), publicado em 2007.

O curso Saúde, risco e mídia será oferecido como disciplina eletiva e terá 30 horas de duração e os participantes receberão certificados. Outras informações serão fornecidas pela Gestão Acadêmica do Icict em setembro próximo.

 

Voltar ao topoVoltar