Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora do IOC ocupará cargo no Ministério da Saúde


02/03/2023

IOC

Compartilhar:

A pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Alda Maria da Cruz, foi nomeada nesta quarta-feira (01/03) como diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS).

Formada em Medicina pela Faculdade Souza Marques, com mestrado e doutorado em Medicina Tropical pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz, Alda é especialista em doenças infecciosas e parasitárias, parasitologia médica e imunoparasitologia, com forte atuação em pesquisas sobre a resposta imunitária a partir da infecção pelas leishmanioses, coinfecção entre leishmania e o vírus HIV e desenvolvimento de vacinas contra leishmaniose.

"O convite para assumir a pasta é uma honra para qualquer profissional que atua na área de Medicina Tropical. A bagagem de conhecimento que adquiri ao longo dos anos no Instituto Oswaldo Cruz, a partir da troca com pesquisadores e estudantes, já está sendo fundamental para o enfrentamento de doenças que estão no escopo do Departamento", frisa Alda.

Servidora pública da Fiocruz desde 1998, assumiu a chefia do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas do IOC em 2015. Também atuou como professora de Parasitologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

É membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação (INCT-NIM). 

Coordenou o Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do IOC de 2009 a 2011, participou da implantação da Pós-graduação em Ciências da Saúde de Maputo, em Moçambique, e coordena a vertente brasileira do curso de Doutorado do programa.

Desde 2013, é Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Mais recentemente vem atuando na linha de epidemiologia, patogênese e educação em saúde em parasitoses intestinais.

Com cerca de 90 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, Alda se destaca pela contribuição na formação de mais de 85 mestres, doutores, pós-doutores e estudantes de iniciação científica para a saúde e a ciência nacionais.

Voltar ao topoVoltar