Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora do INI escreve ensaio sobre a sua trajetória científica a convite da Nature


11/10/2019

Por: Juana Portugal (INI/Fiocruz)

Compartilhar:

Patricia Brasil, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do INI, foi convidada pela Nature Medicine a escrever um perfil relatando a sua trajetória científica para a edição de outubro da revista. Com o título Never shy from infectious-disease mysteries, o perfil descreve os momentos decisivos que levaram a infectologista a dedicar a sua carreira à pesquisa e faz parte de uma série especial que comemora os 25 anos da edição da Nature dedicada à Medicina.

Patricia Brasil

Patrícia Brasil estudou Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro antes de fazer a residência médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Hospital do Servidores do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Biologia Parasitária no Instituto Oswaldo Cruz. Pesquisadora em Saúde Pública no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas desde 2006, Patricia desenvolveu o Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas (DFA), e coordena uma equipe de especialistas, em projetos financiados por agências internacionais e brasileiras, com foco em Medicina Tropical, na Vigilância de Doenças Febris Agudas Emergentes e Re-emergentes e no desenvolvimento de protocolos clínicos e treinamento de profissionais da saúde. Em maio de 2018 recebeu o Prêmio Christophe Mérieux da Fondation Christophe et Rodolphe Mérieux e do Institut de France.

Nature

A Nature é uma das mais prestigiosas publicações científicas internacionais. De origem inglesa, tem um perfil multidisciplinar e teve sua primeira edição publicada em 1869. Com uma tiragem de quase 60 mil exemplares e três milhões de leitores únicos on line por mês, a Nature recebeu o título de revista científica mais citada do mundo, do Journal Citation Reports, em 2010.

Voltar ao topoVoltar