19/10/2009
Pesquisadora de Farmanguinhos ganha prêmio Jovem Cientista do RJ
A pesquisadora de Farmanguinhos Carmen Penido, coordenadora da pesquisa Papel de linfócitos T gama delta na modulação da resposta inflamatória das vias aéreas, foi uma das vencedoras do prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), concedido pela Faperj.
Carmen Penido recebeu o prêmio na sexta-feira (16/10), no Palácio Guanabara. A pesquisadora foi reconhecida por investigar os mecanismos de migração e ativação de subtipos de linfócitos T gama delta durante a resposta inflamatória e alérgica.
Os linfócitos são células complexas que controlam o sistema imunológico do corpo. Os linfóticos T (ou células T) pertencem a este grupo e são responsáveis pela produção de anticorpos que ficam no sangue e pela imunidade celular.
O programa Jovem Cientista do Nosso Estado selecionou pesquisadores de 19 instituições. Além do prêmio, as propostas selecionadas receberão recursos mensais por 36 meses para o desenvolvimento das pesquisas.
Carmen faz parte do grupo de pesquisadores do Laboratório de Farmacologia Aplicada de Farmanguinhos. Além disso, a pesquisadora é orientadora de doutorado, docente permanente do Curso de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Fundação Oswaldo Cruz, Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica de Farmanguinhos (PIBIC/CNPq; PIBITI/CNPq), membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da Fiocruz (CEUA) e sócia da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI).